CONHEÇA NOSSOS

Palestrantes e Convidados

Temos a honra de contar com a presença de especialistas renomados no evento sobre paracoccidioidomicose (PCM).

Esses especialistas compartilharão suas experiências e conhecimentos, proporcionando uma oportunidade única para aprendizado e troca de informações valiosas.

Adriana Pardini Vicentini
Instituto Adolfo Lutz - Brasil
Adriana Pardini Vicentini

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Pesquisadora Científica VI no Instituto Adolfo Lutz, responsável pelo Laboratório de Imunodiagnóstico das Micoses. Orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências, área de concentração em Pesquisas Laboratoriais em Saúde Pública da Secretaria de Saúde de São Paulo. Presidente do Conselho Técnico Científico do Instituto Adolfo Lutz desde junho de 2022, com vasta experiência em Imunologia, focada em Imunidade Humoral de Fungos Patogênicos

Adriana Satie Gonçalves Kono
University of Sao Paulo - Brasil
Adriana Satie Gonçalves Kono

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo e Residência Médica em Infectologia pela mesma universidade. Atualmente é médica infectologista do Instituto do Câncer de São Paulo e da  Divisão de Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Cínicas da USP e chefe do Ambulatório de Micoses Sistêmicas neste serviço.

Anamaria Mello Miranda Paniago
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Anamaria Mello Miranda Paniago

Graduada em Medicina pela UFMS (1987), com mestrado (2000) e doutorado (2005) em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz. Professora titular da Faculdade de Medicina da UFMS, atuando nos Programas de Pós-Graduação de Doenças Infecciosas e Parasitárias e no de Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste. Professora visitante da Université de Lorraine pelo Programa Print da CAPES. Experiência em Doenças Infecciosas e Parasitárias, com ênfase em micoses sistêmicas, paracoccidioidomicose, leishmanioses e AIDS

Anamélia Lorenzetti Bocca
Fiocruz - São Paulo - Brasil
Anamélia Lorenzetti Bocca

Graduada em Farmácia Industrial pela Universidade de São Paulo (1990), com mestrado e doutorado em Imunologia Básica e Aplicada pela mesma instituição. Professora Titular da Universidade de Brasília e Livre-Docente pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (2023). Especialista em Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular e Micologia Médica. Pesquisa interação fungo-hospedeiro na paracoccidioidomicose, cromoblastomicose e criptococose, além de desenvolver trabalhos com peptídeos e polissacarídeos. Coordenou o Laboratório de Imunologia Aplicada no Instituto de Biologia da UnB (1998-2023) e atualmente é pesquisadora visitante na Fiocruz, São Paulo. Participa do INCT de Fungos Patogênicos Humanos (FUNVIR).

Anderson Messias Rodrigues
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Brasil
Anderson Messias Rodrigues

Professor Adjunto de Micologia Médica no Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Unifesp. PhD em Microbiologia e Imunologia pela Unifesp (2015), com foco em Sporothrix e patogenicidade global. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Chefe da Disciplina de Biologia Celular, Chefe do Laboratório de Patógenos Fúngicos Emergentes e líder do grupo de pesquisa em Epidemiologia molecular, evolução e diagnóstico de patógenos fúngicos emergentes na EPM-Unifesp. Recebeu prêmios como o Grande Prêmio CAPES de Tese em Ciências Naturais (Prêmio Nise da Silveira) e o Prêmio Capes-Interfarma de Inovação e Pesquisa.

André Nathan Costa
Faculdade de Medicina da USP - Brasil
André Nathan Costa

Graduado e doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador, Coordenador do Grupo de Infecções Pulmonares e Médico Pneumologista do Hospital Sírio-Libanês. Atua na área de Pneumologia, especialmente em transplante pulmonar.

Angel Gonzalez
Universidad de Antioquia - Colômbia
Angel Gonzalez

Professor titular na Escola de Microbiologia da Universidade de Antioquia em Medellín, Colômbia. Ele tem mais de 20 anos de experiência trabalhando em micologia médica. É Bacteriologista pela Universidade de Antioquia, com mestrado e doutorado em Ciências Biomédicas com ênfase em Imunologia pela mesma universidade, e um pós-doutorado em Micologia Médica na Universidade do Texas em San Antonio, Texas, EUA.Atualmente, ele é o coordenador do Grupo de Pesquisa em Microbiologia Básica e Aplicada e lidera e participa de diferentes projetos voltados para entender diversos aspectos de várias micoses de importância para a saúde pública, principalmente as interações hospedeiro-fungo. Durante sua carreira científica, publicou mais de 60 artigos e mais de 20 capítulos de livros sobre micologia médica, principalmente sobre micoses sistêmicas e endêmicas e seus agentes patógenos fúngicos.

Ángela María Tobón Orozco
Instituto Colombiano de Medicina Tropical, Universidad CES, Medellín, Colombi
Ángela María Tobón Orozco

Médica e cirurgiã especialista em Medicina Interna, docente e pesquisadora no Instituto Colombiano de Medicina Tropical e na Universidad CES.

Beatriz Lucía Gómez Giraldo
Universidad del Rosario, Bogotá, Colombia
Beatriz Lucía Gómez Giraldo

Professora Titular da Escola de Medicina e Ciências da Saúde da Universidad del Rosario, Bogotá, Colômbia, e Diretora do Grupo MICROS na mesma instituição. Doutora em Micologia Médica pelo King’s College London, Universidade de Londres, Reino Unido. Ex-Chefe da Unidade de Desenvolvimento Diagnóstico em Micologia nos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Atlanta, EUA. Especialista em diagnóstico e caracterização de fungos patogênicos, particularmente histoplasmose, paracoccidioidomicose e outras micoses oportunistas. Membro do Conselho e Vice-Presidente da Sociedade Internacional de Micologia Humana e Animal (ISHAM).

Clayton Luiz Borges
Universidade Federal de Goiás (UFG)
Clayton Luiz Borges

Professor Associado na UFG, com graduação em Ciências Biológicas – Modalidade Médica (Biomedicina), mestrado em Biologia (Bioquímica e Biologia Molecular) e doutorado em Patologia Molecular de Microrganismos pela Universidade de Brasília. Pós-doutorado em Genômica e Proteômica em fungos patogênicos humanos. Ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular – ICB/UFG. Pesquisa macronutrientes, imunoproteômica, imunobioinformática de fungos patogênicos humanos, além de diagnóstico molecular do COVID-19. Membro da Sociedade Brasileira de Genética e da Sociedade Brasileira de Microbiologia.

Diego Hernando Caceres Contreras
IMMY - Colombia
Diego Hernando Caceres Contreras

Microbiologista e epidemiologista, especializado em diagnóstico, epidemiologia e identificação de fungos patogênicos, com foco em histoplasmose e outras micoses oportunistas. Atualmente gerente de contas da IMMY para a América Latina e Caribe

Eduardo Bagagli
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Eduardo Bagagli

Graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela UNESP (1981 e 1982), com mestrado e doutorado em Genética pela Universidade de São Paulo (1987 e 1992). Livre-docência em Microbiologia/Micologia (2003) e Professor Titular (2010) pela UNESP, Instituto de Biociências de Botucatu, SP. Especialista em Microbiologia e Genética de Microrganismos, com foco em Micologia Básica e Genética de Fungos. Coordena estudos sobre biologia de fungos patogênicos como Paracoccidioides brasiliensis, Pythium insidiosum e Candida spp., com ênfase em aspectos ecoepidemiológicos, genéticos e evolutivos.

Érika Seki Kioshima Cotica
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Érika Seki Kioshima Cotica

Graduada em Farmácia pela UEM (2003), doutorada em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (2009). Realizou estágios pós-doutorais na Universidade de Brasília (2009-2012), LORIA (2012-2013) e University of Florida (2023-2024). Professora Associada na UEM desde 2013, com mais de 60 artigos publicados em micologia médica, enfocando o desenvolvimento de novos antifúngicos. Revisor de periódicos nacionais e internacionais, colabora com instituições no Brasil (Unifesp, UCB, UnB, UFG) e no exterior (França e EUA). Integra o corpo permanente do Programa de Pós-graduação em Biociências e Fisiopatologia (PBF/UEM), orientando mestrado e doutorado.

Eva Burger
Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
Eva Burger

Graduada em Ciências Farmacêuticas, Doutora em Ciências e Livre-Docente pela Universidade de São Paulo. Professora Associada no Departamento de Microbiologia e Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da UNIFAL-MG desde maio de 2019. Experiência em imunidade anti-infecciosa, especialmente imunidade contra fungos patogênicos como Paracoccidioides brasiliensis. Líder de três Grupos de Pesquisa no CNPq, bolsista de Produtividade Científica CNPq (2021-2024). Experiência em coordenação de projetos de pesquisa, orientação de mestrado, doutorado e supervisão de estagiários, com publicações significativas na área. Participação em comitês e órgãos de pesquisa e pós-graduação, incluindo Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAL-MG (2014-2018).

Flavio Queiroz-Telles
Universidade Federal do Paraná
Flavio Queiroz-Telles

Infectious Diseases Specialist and Full Professor of Medicine. Hospital de Clinicas, Department of Public Health, Federal University of Parana

Coordinator of The INFOCUS LATAM and Sporotrichosis, ISHAM Working Groups

Advisor for the Mycoses Technical Group. Ministry of Heath, Brazil

Coordinator of the Mycology Committee, Brazilian Society of Infectious Diseases

Gil Benard
Universidade de São Paulo (FMUSP)
Gil Benard

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1983), mestre em Alergia e Imunopatologia pela USP (1993), doutorado em Patologia pela USP (1996). Docente da FMUSP, responsável pelo Laboratório de Micologia Médica (LIM-53) da Divisão de Clínica Dermatologica, Hospital das Clínicas/Instituto de Medicina Tropical. Médico-pesquisador do Laboratório de Investigação em Dermatologia e Imunodeficiências (LIM56). Atua em interação hospedeiro/parasita com foco em hanseníase e paracoccidioidomicose, além de novas tecnologias em diagnóstico micológico e pesquisa em imunossenescência. Membro da Comissão de Pesquisa da FMUSP.

Gustavo Giusiano
Instituto de Medicina Regional, Universidad Nacional del Nordeste
Gustavo Giusiano

Infectólogo, Profesor del Departamento de Micología del Instituto de Medicina Regional, Universidad Nacional del Nordeste. Catedrático de Microbiología e Inmunología en la Facultad de Medicina, Universidad Nacional del Nordeste. Director del Máster en Micología Médica e Investigador Principal del CONICET, Argentina.

Igor Massahiro de Souza Suguiura
Universidade Estadual de Londrina (UEL); Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA)
Igor Massahiro de Souza Suguiura

Médico veterinário da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), mestre e doutorando em Patologia Experimental pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), desenvolvendo suas atividades no Laboratório de Imunologia Animal do departamento de Ciências Patológicas. Docente do curso de Medicina Veterinária na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Graduado pela Universidade Estadual de Londrina com período sanduíche em Michigan State University atuando como intern no Laboratório de Medicina Veterinária Populacional do departamento de Medicina Veterinária da Cornell University como bolsista CAPES. Bolsista JASSO e JICA, respectivamente, para Short Stay Programs em Kagawa University, e University of the Ryukyus, Japão.

James Venturini
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
James Venturini

Biólogo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestre e doutor em Doenças Tropicais pela Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP). Realizou estágios de Doutorado-Sanduíche e Pós-Doutorado Junior na RWTH-Aachen, Alemanha. Professor Adjunto na Faculdade de Medicina (FAMED) da UFMS, Coordenador de Cursos do Programa Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias (FAMED/UFMS) e Responsável Técnico pelo Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias (LabDIP/FAMED/UFMS). Experiência em imunologia e diagnóstico de doenças infecciosas. Pesquisador Produtividade do CNPq

Jacques F. Meis
Instituto de Pesquisa Translacional, Colônia Excellence Cluster on Cellular Stress Responses in Aging-Associated Diseases (CECAD), Excellence Center for Medical Mycology (ECMM), Universidade de Colônia, 50923 Colônia, Alemanha; Centro de Especialização em Micologia Radboudumc/CWZ Nijmegen, Holanda - Holanda
Jacques F. Meis

Médico, Doutor, consultor no Diamond Excellence Center for Medical Mycology, University Hospital Cologne, Alemanha e no Center of Expertise in Mycology Radboudumc, Nijmegen, Holanda. Ele é um microbiologista clínico certificado na Holanda e membro da Infectious Diseases Society of America, do Royal College of Pathology (Reino Unido), da European Confederation for Medical Mycology e da American Academy of Microbiology. Ele é ex-presidente da Dutch Society for Medical Mycology, ex-presidente da European Confederation for Medical Mycology (ECMM) e atualmente secretário-geral da International Society for Human and Animal Mycology (ISHAM). Ele é editor-chefe do periódico científico Mycoses.

João Carlos Minozzo
Médico veterinário, Mestre em patologia animal, Doutor em engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
João Carlos Minozzo

Médico veterinário, Mestre em patologia animal, Doutor em engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Responsável peno Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI/FUNEAS/SESA). Servidor do CPPI desde 1989.

Joshua Nosanchuk
Albert Einstein College of Medicine, Nova York, EUA
Joshua Nosanchuk

O Dr. Nosanchuk é um médico-cientista sênior baseado no Albert Einstein College of Medicine, Bronx, NY, EUA. Sua pesquisa se concentra na patogênese fúngica, com projetos atuais em Paracoccidioides, Cryptococcus, Candida auris, Histoplasma e Talaromyces. Ele trabalha ativamente para promover a ciência e a educação em ambientes com poucos recursos e recebeu um doutorado honorário da Universidade de Szeged, Hungria, em 2022, por seus esforços dedicados nessa área. O laboratório de Nosanchuk é apoiado pelo NIH dos EUA e pelo Departamento de Defesa.

Joaquin Rodrigo Villalba Ramos
Instituto de Medicina Tropical - Paraguai
Joaquin Rodrigo Villalba Ramos

Medico egresado de la Universidad Católica
Especialista en Infectología Clinica
Medico de planta y consultorio del Instituto de Medicina Tropical
Medico de planta del Instituto Nacional de Cardiología
Miembro de la Sociedad Paraguaya de Infectología
Miembro de la Asociación Panamericana de Infectología

Jose Pereira Brunelli
Paraguai
Jose Pereira Brunelli

Bioquímico Clínico pela Universidade Nacional de Assunção, atua no Centro de Doenças Dermatológicas – Programa Nacional de Controle da Hanseníase do Ministério da Saúde do Paraguai, como chefe do Laboratório de Microbiologia. Especialista em Bacteriologia Clínica pela Universidade Nacional do Nordeste – Argentina, 2016. Mestrando em Micologia Médica na Universidade Nacional do Nordeste, Argentina. Membro e Embaixador no Paraguai da Sociedade Internacional de Micologia Humana e Animal (ISHAM). Ex-Presidente do Congresso Latino-Americano de Microbiologia, ALAM Assunção 2021. Ex-Presidente do Congresso de Micologia INFOCUS ISHAM Triple Border, Assunção 2023. Membro fundador e atual membro do conselho da Rede Ibero-Americana de Pesquisa em Micologia (RIIMICO). Membro do Grupo de Estudo de Micoses MSGERC.

Juan G. McEwen
University of Antioquia, Medellín, Colombia
Juan G. McEwen

Scientist and researcher with expertise in microbiology, focusing on fungal pathogens. At the Corporación para Investigaciones Biológicas (CIB), he has contributed to understanding host-pathogen interactions and immune responses to fungal infections, with a focus on diseases like paracoccidioidomycosis. His research has influenced approaches to the diagnosis and treatment of these diseases, and he is an active participant in scientific communities both in Colombia and internationally.

Luciane Alarcão Dias Melicio
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Luciane Alarcão Dias Melicio

Graduação em Ciências Biológicas – Modalidade Médica pela UNESP (1993-1996); especialização em Imunologia de Moléstias Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina – UNESP -Botucatu (1997-1999); mestrado (1999-2001) e doutorado (2002-2005) em Patologia pela FMB- UNESP -Botucatu. Dois pós-doutoramentos no Depto. Microbiologia e Imunologia – IB, UNESP – Botucatu (2007-2009) e (2010-2011). Professora Assistente Doutora do Depto de Patologia da Faculdade de Medicina e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Patologia da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP. Estágios internacionais no Calvin, Phoebe and Joan Snyder Institute for Chronic Diseases, University of Calgary – Canadá e Missão Científica pelo CAPES-PRINT no Westmead Institute for Medical Research, University of Sydney – Austrália. Experiência em Imunologia e Imunopatologia com ênfase em Paracoccidioidomicose.

Luiz Carlos Júnior Alcantara
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Luiz Carlos Júnior Alcantara

Pesquisador Titular da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Pesquisador Visitante do Depto. de Genética da UFMG. Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto (1992), mestre em Bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (1994) e doutor em Biologia Celular e Molecular pela FIOCRUZ (2002). Dois pós-doutorados, o último realizado no Instituto Nacional do Cancer, EUA. Experiência em Bioquímica, Biologia Molecular e Bioinformática dos Retrovírus Humanos (HIV e HTLV) e Arbovírus Humanos (Chikungunya, Zika, Dengue, Febre Amarela). Orientador/professor permanente do curso de Pós-Graduação em Genética da UFMG, UFRJ, Bioinformática (área de Virologia) da UFMG, Saúde Coletiva da UEFS e Vigilância Sanitária do INCQS/FIOCRUZ. Professor de bioinformática no International Bioinformatics Workshop on Virus Evolution and Molecular Epidemiology (VEME). Bolsista em produtividade nível 1 do CNPq e bolsista Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

Marcello Mihailenko Chaves Magri
Universidade de São Paulo (USP)
Marcello Mihailenko Chaves Magri

Médico Infectologista da Divisão de Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas da FMUSP. Diretor Técnico de Serviço de Saúde da Divisão de Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do HCFMUSP. Infectologista da Seção de Microbiologia – Micologia da Divisão de Laboratório Central do HCFMUSP. Infectologista da Disciplina de Infectologia do Centro Universitário FMABC. Coordenador Médico do Ambulatório do Centro Universitário FMABC. Coordenador da SCIH do Centro Universitário FMABC. Docente da Universidade de São Caetano do Sul – Campus Bela Vista. Doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela FMUSP (2012).

Marcelo De Carvalho Bittencourt
Université de Lorraine - França
Marcelo De Carvalho Bittencourt

Medical degree and medical residency from the Federal University of Mato Grosso do Sul followed by internship in Allergy and Immunopathology at University of São Paulo, Brazil. PhD in Immunology from the University of Franche-Comté (Besançon, France). Postdoctoral fellow at the Serono Pharmaceutical Research Institute (Geneva, Switzerland). Full Professor of Immunology at the Faculty of Medicine of Nancy, University of Lorraine, France since 2007. Head of Cellular Immunology at the Laboratory of Immunology, University Hospital of Nancy. Member of the IMoPA research team, UMR 7365 University of Lorraine/CNRS, CImIND group “Cell engineering and immunomodulation of Inflammatory and Neoplastic Disorders”. Current research interests : Immunomonitoring and phenotyping of antigen-specific T cells (infectious, auto-immune and cancerous antigens) by multiparametric flow cytometry and Elispot. Identification of prognostic and predictive biomarkers of the effectiveness of anti-cancer immunotherapies (CAR-T, immune-checkpoint blockers).

Marcia de Souza Carvalho Melhem
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Marcia de Souza Carvalho Melhem

Farmacêutica-Bioquímica, Sanitarista, Mestre e Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, Brasil; Formação em Micologia Médica com Prof. Carlos da Silva Lacaz Pesquisadora Senior; Pesquisadora Colaboradora do LIM53 da Faculdade de Medicina da USP; Docente permanente em 3 programas de pós-graduação

Marcus de Melo Teixeira
Centro Universitário de Brasília - Brasil
Marcus de Melo Teixeira

Graduação em Biologia pelo Centro Universitário de Brasília (2005); Mestrado em Patologia Molecular (2008) e Doutorado em Biologia Molecular pela Universidade de Brasília (2012). Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Patologia Molecular da Universidade de Brasília. Pesquisa em biologia evolutiva, genética de populações e genômica comparativa de fungos patogênicos humanos.

Maria Aparecida Shikanai Yasuda
Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo
Maria Aparecida Shikanai Yasuda

Senior do Departamento de Infectologia e Medicina Tropical, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo e desenvolve pesquisas no Laboratorio of Investigação Médica em Imunologia, Hospital das Clinicas, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. Principais linhas de pesquisa: Paracoccidioidomicose: interação hospedeiro-parasito, diagnóstico e Paracoccidioidomicose e imunosupressão; Doença de Chagas e imunossupressão.

Maria José Soares Mendes Giannini
Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Brasil
Maria José Soares Mendes Giannini

Farmácia Bioquímica pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Microbiologia e Imunologia; Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo. Professora Titular da UNESP; Pesquisadora 1A do CNPq. Liderança em pesquisas de interação fungo-hospedeiro; Coordenou diversos programas de pós-graduação; Consultora de diversas agências de fomento

Maria Sueli Soares Felipe
Universidade de Brasília - Brasil
Maria Sueli Soares Felipe

Graduação em Química; Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular); Doutorado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo e UMIST – University of Manchester Institute of Science and Technology (doutorado sanduíche). Professora Emérita da UnB; Pesquisadora colaboradora sênior. Coordena projetos financiados pelo CNPq, FINEP, FAP-DF, entre outros; Especialista em biologia molecular de fungos patogênicos; Participação ativa em comitês assessores e consultorias

Norma Beatriz Fernandez
Hospital de Clinicas Jose de San Martin Universidad de Buenos Aires, Argentina
Norma Beatriz Fernandez

Professora de Micologia Clinica Catedra Microbiologia Clinica. Facultad de Farmacia y Bioquimica. Laboratorio de Micologia . Division Infectologia. Hospital de Clincias Jose de San Martin Universidad de Buenos Aires Buenos Aires, Argentina

Oliver Clay
Universidad del Rosario, Bogotá - Colômbia
Oliver Clay

Professor (atualmente adjunto) na Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde, Universidad del Rosario, Bogotá, Colômbia.

Plinio Trabasso
UNICAMP - Brasil
Plinio Trabasso

Graduação em Medicina (1987); Residência Médica em Infectologia (1989-1990); Mestrado (1995); Doutorado (2001) e Livre Docência (2016) em Clínica Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorado em Biologia Molecular de Infecções Fúngicas pelo Medical Mycology Research Center (MMRC) da Chiba University (Japão, 2013). Professor Associado MS 5.2 da disciplina de Infectologia do Departamento de Clínica Médica da FCM – Unicamp. Infecções relacionadas à assistência à saúde, uso racional de antimicrobianos, infecções em indivíduos imunossuprimidos, infecções fúngicas invasivas, microrganismos resistentes, epidemiologia hospitalar e biologia molecular aplicada à infectologia.

Priscila Marques de Macedo
INI/Fiocruz - Brasil
Priscila Marques de Macedo

Pesquisadora em Saúde Pública Associada do Laboratório de Pesquisa Clínica em Dermatologia Infecciosa, Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fiocruz. Graduada em Medicina pela UFRJ (2007); Mestre em Medicina pela FCM/UERJ (2014); Doutora em Ciências pelo INI/Fiocruz (2018). Jovem Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (INI/Fiocruz) desde 2021. Dermatologia infecciosa, Micologia Médica, esporotricose, cromoblastomicose, micetoma, paracoccidioidomicose.

Renata Rebello Mendes
UFSE - Brasil
Renata Rebello Mendes

Doutora pela Universidade de São Paulo (FCF-USP – 2006); Mestrado pela FCF-USP (2002). Professora Adjunta do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe. Atuação acadêmica em nutrição esportiva, avaliação nutricional, bioquímica, nutrição clínica. Consultoria para a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica (Projeto Olimpíadas 2020).

Ricardo de Souza Cavalcante
UNESP - Botucatu - Brasil
Ricardo de Souza Cavalcante

Graduação em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Faculdade de Medicina de Botucatu (2004); Residência Médica em Infectologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP (2008); Doutorado em Doenças Tropicais pela Faculdade de Medicina de Botucatu (2013). Professor assistente do Departamento de Infectologia, Dermatologia, Diagnóstico por Imagem e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP. Linha de pesquisa em micologia médica e infecções relacionadas à assistência à saúde. Membro do Núcleo de Avaliação de Tecnologia em Saúde (NATS) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP.

Rinaldo Poncio Mendes
UNESP - Botucatu - Brasil
Rinaldo Poncio Mendes

Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu-FCMBB (atualmente Universidade Estadual Paulista) em 1968; Doutorado em Farmacologia pela FCMBB (1972); Livre Docência em Moléstias Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP (1985); Professor Titular da Disciplina de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP (1993). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Micoses Sistêmicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP. Pesquisador visitante da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Experiência em micoses sistêmicas, especialmente paracoccidioidomicose.

Rodrigo Carvalho Santana
Universidade de São Paulo (FMRPUSP) - Brasil
Rodrigo Carvalho Santana

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2000); Residência Médica em Clínica Médica (2003) e Infectologia (2006) pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP; Doutorado pela FMRPUSP (2011). Professor da Divisão de Moléstias Infecciosas e Tropicais do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Atua em hepatites virais, infecção pelo HIV e bacteriologia.

Rosana Puccia
Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) - Brasil
Rosana Puccia

Graduação em Biomedicina (1980) pela Escola Paulista de Medicina-Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP); Mestrado (1985), Doutorado (1990) e Livre Docência (2008) pelo Programa em Microbiologia e Imunologia da EPM-UNIFESP; Pós-Doutorado pela McGill University (Montreal, Canadá, 1990-1992). Professora Titular do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da EPM-UNIFESP. Pesquisa em micologia médica, com ênfase em Paracoccidioides spp.

Rosely Maria Zancopé Oliveira
FIOCRUZ-RIO - Brasil
Rosely Maria Zancopé Oliveira

Graduação em Ciências Biológicas (Modalidade Médica) pela Organização Educacional Barão de Mauá (1977); Mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1985); Doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993); Pós-doutorado pelo Centers for Disease Control (1996). Pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz, Vice-Diretora de Pesquisa do Instituto Nacional de Infectologia do INI. Líder do grupo de pesquisa Biologia Molecular aplicada ao Diagnóstico e Epidemiologia das Micoses Humanas. Atuação em histoplasmose, candidíase, esporotricose, diagnóstico laboratorial e epidemiologia das micoses.

Roxana Claudia Iquize Condori
Instituto Nacional de Ciencias Médicas y Nutrición Salvador Zubirán - Bolívia
Roxana Claudia Iquize Condori

Graduada em Medicina pela Escuela Latinoamericana de Medicina, Especialista na forma de residência em Clínica Médica no Hospital Obrero da Bolivia, Subespecialista na forma de residência em Infectologia (Doenças Infecciosas) pela Faculdade de Medicina da Universidad Autónoma de Nuevo León, México, Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília. Atualmente cursando a Alta Especialidade em HIV/SIDA no Instituto Nacional de Ciencias Médicas y Nutrición Salvador Zubirán, México. Tem interesses de investigação nos fungos dimórficos e o HIV/SIDA.

Rui Rafael Durlacher
Centro de Medicina Tropical de Rondônia - CEMETRON e Centro Universitário São Lucas Afya Porto Velho - Brasil
Rui Rafael Durlacher

Médico infectologista (Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP) e Epidemiologista (SVSA/MS – CDC Atlanta / OPAS – John Hopkins) , com Mestrado em Malária (Instituto de Medicina Tropical – USP) e Doutorado em Paracoccidioidomicose (Faculdade de Odontologia de Araçatuba – UNESP). Há mais de 25 anos em Rondônia onde tem atuado em Assistência e Pesquisa em Doenças Tropicais e na Graduação e Pós-graduação médica. Atualmente é Diretor Clínico do Centro de Medicina Tropical de Rondônia – CEMETRON e está na Coordenação do Curso de Medicina do Centro Universitário São Lucas Afya Porto Velho.

Simone Schneider Weber
UFMS - Brasil
Simone Schneider Weber

Graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Maria (1997); Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (2008); Doutorado em Medicina Tropical (Microbiologia) pela Universidade Federal de Goiás (2012). Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Biotecnologia e Doenças Infecciosas e Parasitárias na UFMS. Pesquisa em genômica e proteômica de fungos, diagnóstico de micoses sistêmicas, biodiversidade de macrofungos do pantanal sul-mato-grossense e seu potencial bioativo

Vania Aparecida Vicente
Universidade Estadual de Londrina - Brasil
Vania Aparecida Vicente

Graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina (1986); Mestrado (1989) e Doutorado (2000) em Microbiologia Agrícola pela Universidade de São Paulo/ESALQ-Piracicaba/SP; Pós-doutorado em Taxonomia Molecular de Fungos no Instituto de Biodiversidade Fúngica CBS (Westerdijk Institute) na Holanda. Professor Titular do Departamento de Patologia Básica/UFPR. Bolsista Produtividade CNPQ-1C, líder de grupo de pesquisa CNPq. Atuação na caracterização molecular de microrganismos de interesse clínico e biotecnológico, criação e gerenciamento da Rede Brasileira de Fungos Melanizados.

Wellington Santos Fava
UFMS - Brasil
Wellington Santos Fava

Biólogo, doutor em Ecologia, atua principalmente na área de biologia molecular com ênfase em diagnóstico molecular de SARS-CoV-2 e fungos patogênicos.

Ziadir Francisco Coutinho
Fiocruz - Brasil
Ziadir Francisco Coutinho

Graduado em medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná (1979), sanitarista pela Faculdade de Saúde Pública da USP (1980), pós-graduado em dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UNI-RIO (1994), título de especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (1995), mestre em dermatologia clínica e cirúrgica pela Universidade Federal de São Paulo (1999) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2011). Médico aposentado do CSEGSF/ENSP/FIOCRUZ. Tanto na dissertação de mestrado, como na tese de doutorado, teve como objeto a morbimortalidade por paracoccidioidomicose no Brasil.